segunda-feira, setembro 12, 2016

As três idades
Todos nós temos três idades: a idade que está no do B. I. ou no cartão de cidadão, a idade que aparentamos e a idade com que nos sentimos.
Esta última é, sem dúvida, a mais verdadeira, aquela de que devemos servir-nos para continuar a caminhada. Seguindo esse raciocínio, são necessários três números para nos definir. Por exemplo, quanto a mim, considero-me um 90-80-70!
Descodificando: do primeiro número, atribuo metade a cada perna; o segundo, – que é geralmente o número com que os meus amigos me presenteiam de vez em quando – penduro-o no espelho só para me divertir com o outro “senhor” careca e de cara enrugada, que a lâmina de vidro polida reflecte; o último número, o setenta, é o que se sobrepõe aos outros dois. É o “combatente” aquele que, sempre vigilante, tenta impedir que o primeiro, o mais gordo, – o 90 – me esmague sob o seu peso!
E é assim com esta espécie de triângulo numérico às costas, que continuo a fazer o meu dia-a-dia. Evidentemente que para pôr em prática esta “filosofia” é necessária a ajuda de vários factores: saúde, tolerância, paz interior, humildade, boa disposição e, sobretudo muita Fé!
Li há dias num texto de um escritor italiano que a velhice seria o calvário da vida. Concordei em parte, pois chegar a velho sem saúde, sem ninguém que olhe por nós e entregue apenas à solidão, deve ser, de facto, um enorme e triste calvário!
Pelo contrário, ter a sorte de envelhecer com saúde, com uma boa família por perto e os amigos em redor, é uma bênção de Deus.
É certo que quando olho os lugares vazios dos familiares ou dos amigos que partiram, há sempre uma dor pungente que me invade. O coração bate mais forte, mas apenas por uns momentos. Depois, estranhamente, tranquiliza-se e parece conformar-se perante a inexorável lei da vida.
À dor que me invade nesses instantes ora se sucedem recordações e saudade, ora me agitam sonhos de esperança que me transportam para longe – uma viagem em que o mistério do tempo tanto me acusa como me reconcilia com Deus.
E então é a Ele que me entrego. É a Ele que peço perdão pelos momentos em que a revolta me dominou e me fez esquecer a Sua infinita bondade.
E é a Ele que agradeço tudo aquilo que me tem dado até hoje: alegrias, tristezas, sofrimentos e sobretudo o dom da fé – essa força invencível que ‘faz cantar os mártires na morte…’
Todas as coisas boas ou ruins que passei na vida foram lições que aprendi. As ruins guardo-as na memória e as boas, guardo-as no coração...
Divaguei, e fugi do assunto. Mas vou parar por aqui, porque os dois últimos conjuntos de algarismos começam já a discutir e podem zangar-se, abalar, e deixar o 90 a falar sozinho….



















Sem comentários: