segunda-feira, setembro 12, 2016

A ESCOLHA É SEMPRE NOSSA

A escolha é sempre nossa
Toda a nossa vida é feita de preferências, de opções, de escolhas. Por mais que queiramos negá-lo, logo pela manhã elas começam - ou nos levantamos ou continuamos de papo pró ar. Se nos levantamos temos de escolher – ou damos os bons-dias a sorrir ou resmungamos quaisquer palavras imperceptíveis, esguichando mau humor à nossa volta.
E as opções ou escolhas continuam - ou fazemos uma caminhada só ou com amigos ou optamos por nos sentar, por fazer de conta que não é nada connosco e ficar ali indiferentes a tudo e a todos.  
Mas não tenhamos dúvidas - somos sempre nós que escolhemos como queremos viver o dia-a-dia. Ou o vivemos juntamente com todos, conversando, sorrindo, irradiando alegria ou escolhemos por companheira a amargura, inventando e trazendo à mente tudo o que há de negativo. A escolha é sempre nossa...
E a propósito de escolhas, aqui vai uma história que me contaram há dias e que gostava de partilhar convosco.
Dois amigos aqui das redondezas resolveram dar um passeio pela Serra e depois de bastante caminhar, ora subindo, ora descendo, enfrentado todos os desníveis do terreno, a hora do almoço começou a fazer-se lembrada.
E como tal “bichinho” não deixa de nos importunar até que lhe seja feita a vontade, os dois lá continuaram a caminhada, mas agora só com o objectivo de encontrar qualquer espécie de local para lhe fazer a vontade, através de qualquer vitualha que pudessem ingurgitar, como é evidente.
Cansados e cada vez mais debilitados, eis que avistam um pequeno povoado. Numa casa em granito tosco com as paredes revestidas de musgo de várias cores uma tabuleta de madeira exibia um letreiro, com uns gatafunhos onde conseguiram ler - “Cumida a isculher”.
Eis a salvação! - Pensaram de imediato. Olharam-se com aquela cumplicidade de todos os esfomeados e sem darem grande importância às leis da ortografia, o objectivo era aconchegar os estômagos. Entraram, saudaram uma senhora que presumiram ser a proprietária e pediram a lista:
- Qual lista? Não tenho lista. Tenho frango frito.
- E que mais? – Perguntou o mais afoito.
-Só frango frito. – Respondeu de novo a senhora.
- Mas a tabuleta que tem ali na parede diz “comida a escolher...”
- É verdade! O senhor escolhe se quer comer o frango frito ou se não o quer comer... a escolha é sua!
E tinha razão a estalajadeira. É tudo uma questão de opção, de escolha!...
Assim acontece na vida de todos nós. A escolha é sempre nossa. Ou tentamos viver felizes com o que temos ou optamos por ser infelizes, sempre obcecados, cobiçando a vida dos outros que pensamos ser melhor do que a nossa. O que, quase sempre, não é verdade.   










Sem comentários: