quarta-feira, fevereiro 11, 2015

A ESCOLA E O FUTURO

 
O futuro de um País passa, imprescindivelmente, pelas salas e recreios da Escola. É aí que começam a formar-se as pequeninas almas que amanhã constituirão os homens do futuro. A seguir aos pais é ao professor, – que ensina as primeiras letras e constrói a ponte entre a casa paterna e a Vida – que compete a difícil tarefa de edificar os pilares que permitam essa passagem. É uma profissão que não pode ser comparada com outra qualquer. Ela é uma arte, um sacerdócio! Infelizmente, assim não acontece. O desempenho do professor como formador de homens de amanhã tem vindo a degradar-se continuamente.A luta que todos os dias se trava pela obtenção de um emprego, faz com que o número de "professores amadores" seja cada vez mais elevado e a qualidade do ensino e da educação ministrados, desça em proporção.
Instruir e educar eram outrora princípios pelos quais se regiam os mestres. Hoje, se muitos seguem ainda essa norma, grande parte desconhece-a completamente. São disso frequentes e flagrantes os exemplos que se nos deparam no dia-a-dia. Aqueles que já ultrapassaram o meio século sabem bem que a instrução andava sempre de braço dado com a educação. O professor, ao mesmo tempo que instruía, educava. Quando a criança se apresentava na escola com uma educação rudimentar, desconhecendo algumas das regras do comportamento social, o professor, preparado para complementar essa lacuna, preenchia-a, ensinando-lhe esses princípios básicos conjuntamente com as primeiras letras.
Não possuo qualificação suficiente para imitir juízos sobre a justiça das reivindicações e das queixas que não cessam de ser feitas, quer por parte de educadores, quer de educandos.
Tenho no entanto uma certeza que creio ser igual à de milhares de outros cidadãos: muita coisa corre mal no que diz respeito ao sistema de educação adoptado entre nós. Dizem muitos que o novo homem, assim como as estruturas institucionais se devem moldar às exigências das Técnicas modernas e que o computador e a Internet são as ferramentas essenciais para essa nova prática. Há mesmo quem preconize que será esta última a resolver todos os problemas das famílias!...
Ninguém pode negar que a evolução da ciência e da técnica trouxeram à Sociedade grandes benefícios. Mas também ninguém pode tentar esconder que ao longo desse processo o Homem tem sido – embora com algumas excepções – desumanizado e despido da tradicional tessitura moral que lhe vestiram no berço. Daí que as Instâncias competentes devam providenciar no sentido de que o professor-máquina, não usurpe o lugar ao professor-pessoa, competente e íntegro. Só assim se poderão preservar os mais ricos valores de um Povo

Sem comentários: