sábado, janeiro 02, 2016

A GENEROSIDADE DOS QUE MENOS TÊM

A generosidade dos que menos têm

Participei, mais uma vez, como voluntário, na campanha de recolha de alimentos promovida pelo Banco Alimentar contra a Fome.
Pude, durante essas horas, confirmar e reforçar a ideia que tinha acerca da generosidade do nosso Povo!
É comovente presenciar alguns casos e é com um certo incómodo e até com uma espécie de sentimento de vergonha interior que assistimos a gestos de altruísmo de pessoas que não conseguem disfarçar a limitação dos seus recursos e que nos dão lições de solidariedade partilhando o pouco que têm com aqueles que nada possuem!
É inegável que vivemos momentos complicados. Momentos terríveis. Momentos de incertezas, de angústias, momentos de crise… Mas, apesar disso, de onde vem esta capacidade de ser solidário, este sentimento de partilha que envolve esta gente e a leva a repartir parte dos seus poucos recursos com os mais necessitados?
O que representará como privação e sacrifício para aquela velhinha o facto de abdicar de uma lata de atum, das três que comprou, e que depositou no carrinho da recolha de donativos?
E que lição tirar do gesto daquele idoso, vergado pelos anos, aparentando uma vivência pouco desafogada, entregando um pacote de arroz, e desculpar-se a seguir, como que culpado de qualquer crime cometido, por não poder dar mais?
São estes e outros exemplos que nos fazem meditar e que nos levam a concluir que, afinal, não somos aquilo que deveríamos ser e que muitas vezes, o nosso altruísmo não passa de um mero gesto de hipocrisia à intenção dos que nos rodeiam.
São estes e outros exemplos que nos mostram que não precisamos de ter muito para dar e que muitas vezes vivemos apenas para fora, aparentando qualidades e dons que não possuímos.
Não é possível ser feliz quando, ao nosso lado, estão aqueles que o não são. Todos têm direito ao bem e só a felicidade partilhada é fonte de festa e de alegria. O verdadeiro amor está no facto de dar o que se não tem. E foi isso que muitas vezes me foi mostrado, nesse dia, ao longo das horas em que fazia o meu voluntariado. Por mais anos que vivamos, a Vida está constantemente a dar-nos ensinamentos e a mostrar-nos que temos sempre muito que aprender... Extraordinários exemplos de fraternidade, de entreajuda, de entrega, de partilha e de verdadeira solidariedade!
Que belas e marcantes lições dessas gentes, deste Povo com pequenos recursos, talvez de cultura rudimentar, mas de tão grandes corações!

 

 

 

 

Sem comentários: