sexta-feira, dezembro 19, 2014

IMPOSTOS

 
Dizia o saudoso filósofo e pensador Agostinho Silva que não pagava impostos "porque não sabia para onde iria o seu dinheiro...". Rematava o seu pensamento afirmando que quando lhe dissessem, e ele efectivamente visse como e onde era aplicada a sua contribuição, então pagaria. Dei comigo a pensar nessas palavras sábias quando há dias, mentalmente, estabelecia a comparação entre as carências com que se debatem os mais necessitados e o esbanjamento de dinheiro feito por muitos dos nossos mandantes fanfarrões.
De facto, e sem termos necessidade de nos deslocar para muito longe, verificamos que o exagero em festas e foguetório começa a mexer com os nervos de muita gente.
A propósito de tudo e de nada organizam-se as mais incríveis manifestações folclóricas que (ou será o meu anquilosado raciocínio a falsear a verdade?!), servem apenas para tapar olhos e desviar a atenção do povoléu das misérias com que é confrontado todos os dias.
Aliado a esse facto, o desleixo que impera na vigilância daqueles a quem pagamos para zelar pelo bem comum, é deveras revoltante! Para explicar melhor, e para aqueles que se quiserem dar a esse cuidado, observar uma brigada de funcionários do Estado quando efectue qualquer trabalho na via pública, é o exemplo mais flagrante de todo esse "faz-de-conta" que reina no País. Ninguém vigia ninguém e, dizem eles, filosoficamente, que o trabalho não é para se acabar, mas para se ir fazendo...
E enquanto os indiferentes e acomodados dizem que "sempre assim foi", os próprios visados queixam-se de que até trabalham de mais para os salários que auferem!
Entrementes, o Zé vai aturando todo este regabofe, acabando sempre por pagar a louça partida pelos elefantes que, constantemente, atravessam a loja.
Independentemente do juízo de valor que cada um possa fazer do que acima disse, não há dúvidas que este estado de coisas é gerador de grandes injustiças. Só os autistas não se dão conta de que o País vive uma fase de descalabro económico, agravada ainda mais pelo crescimento descontrolado de uma classe parasitária habilidosamente disfarçada sob os mais diversos e pretensos eventos culturais.
Por mais que afirmem o contrário não há outra via de salvação que não seja a do trabalho. Mas do trabalho que sirva o Homem e as suas comunidades e não o trabalho fingido de que o Homem se sirva apenas para gozo dos seus apetites e vaidades.
Retomando o mote desta crónica, seria de facto justo, honesto, transparente e democrático que o contribuinte soubesse para onde vão, e como são aplicados os dinheiros que deposita nos cofres do Estado. Utopia, claro!...  Mas se fosse possível, seriam muitas as surpresas. Ou talvez não.
.    
 
 

 

 

Sem comentários: