sexta-feira, dezembro 12, 2014

POR QUE NÃO NOS VENDEM ?

Não. Não estás só. Somos muitos. E em cada dia que passa, é mais um que se nos junta. Aumenta o número, mas nem por isso fazemos com que se lembrem de nós. Tens razão quando dizes que ao longo dos anos fomos adquirindo saber e experiência e que, por isso, possuímos um património que poderia contribuir para que a sociedade avançasse rumo ao futuro com mais firmeza, seriedade e segurança. Tens ainda razão quando dizes que constituímos o elo entre o passado e o futuro e que contribuímos para que o presente não seja esvaziado de memória, de valores e de orientação. É verdade!
Mas puseram-nos o rótulo de “velhos! “E alguns de nós são até considerados como um “peso”!... Olha o João, que troçava quando  nos nossos verdes anos ouvíamos  Brel cantar “Les Vieux” :  Les vieux ne rêvent plus, leurs lèvres s’ensommeillent, leurs pianos sont fermés / Le petit chat est mort, le muscat du dimanche ne les fait plus chanter / Les vieux ne bougent plus leurs gestes  ont trop de rides leurs monde est trop petit / Du lit à la fenêtre, puis du lit au fauteuil et puis du lit au lit…(…) Les vieux ne meurent pas, ils s’endorment un jour et dorment trop longtemps...»  Pois é. O João dorme agora num Lar, até adormecer para sempre… Houve um tempo em que a experiência valorizava. Agora, muitas vezes, compromete e condena à solidão…
Dizias-me que “no Antigo Testamento o idoso era referido como transmissor da sabedoria que vinha de Deus, que no Livro do Génesis, no Deuteronómio, no da Sabedoria e no Eclesiástico, a velhice era considerada uma bênção, uma riqueza que devia agradecer-se…”
Mas os tempos mudaram, Zé. Os valores económicos esmagaram os valores espirituais e até culturais. O idoso não produz, não consome, só gasta…deixou, portanto, de figurar na coluna do “Haver”.
De vez em quando, lá nos vão atirando uns rebuçados disfarçados em cêntimos ou mostrando na televisão o avozinho que leva o neto à escola, …
Cambada de hipócritas! Se estorvamos, por que não nos vendem? Vem aí um Novo Ano, e ao ritmo acelerado que vai a venda dos “bens” do País, nós, que também somos Património, porque não nos trocam por alguns euros? Já pensaste no alívio que seria para a Segurança Social? E já pensaste na alegria e, sobretudo, no orgulho dos nossos tetranetos, quando lessem nos manuais escolares a saga dos seus antepassados que sacrificaram “carne e osso” pela salvação da Pátria? Ri-te, homem! Nada podemos fazer. Estamos velhos… e mal pagos. Mas, como dizia o outro a velhice é maravilhosa. Só é aborrecido é que ela acabe tão mal…
 

 

 

 

 

 

 

Sem comentários: