quinta-feira, julho 18, 2013

PRIMAVERA



Maio pardo. Manhã de Domingo. Um Domingo de aldeia, silencioso, sem trânsito e dominado apenas pelos ruídos próprios da ruralidade – o balido de uma ovelha, o cacarejar das galinhas do vizinho e ao longe o uivar plangente de um cão.
Uma brisa fresca vinda da Serra da Estrela deu os bons-dias e continuou. Pelo rumo que levava dirigia-se à sua colega do Caramulo que ainda mal acordada parecia espreguiçar-se afastando a ténue cortina da névoa matinal.
O Sol despontou há pouco e de bocarra aberta estende os braços, inundando de luz a Natureza e fazendo brilhar as gotas de água retidas na verde folhagem das árvores. A avaliar pelas poças de água aqui e além no caminho, choveu de noite.
Cheira a Primavera – esse cheiro característico e indefinido em que tudo se reúne e onde o odor vindo da terra prenhe de novidade a despontar, se mistura com os variados cheiros dos inúmeros perfumes das indumentárias com que as árvores se começam a vestir.
O lençol de nuvens que cobria a Serra desapareceu, e ela resplandece agora oferecendo-nos uma espécie de manta de farrapos de várias cores – uma espécie de arco-íris de flores campestres em que a urze predomina e sobressai…  
Como que hipnotizado por tão natural e rara beleza, quase não me apercebi da sua chegada: eram muitos e vinham em grupos. Todos diferentes tanto no vestir, como na maneira de se exprimirem ou na forma de se deslocarem, mas no fundo todos iguais e parecidos na maneira de comunicar.
Não compreendia a sua linguagem, mas dava para entender que todos estavam de acordo quanto ao local escolhido para a reunião.
De que se trataria? De um aniversário, de uma festa ou simplesmente da comemoração de uma data importante? Havia também aqueles cujos procedimentos se assemelhavam a uma confraternização ou a uma reunião de amigos ou conhecidos.
E assim permaneceram por algum tempo num encontro barulhento, interrompido de vez em quando por uma debandada geral, mas logo seguida de um retorno maciço.
Entretanto devem ter chegado a acordo, pois assim como vieram, em grupos, assim partiram, pressupondo eu que tenha sido para pôr em execução o que haviam combinado.
O Sol agora aquece mais e a passarada, em bandos, com as andorinhas a comandar a “esquadrilha”, lá se dispersou em várias direcções….
Maio pardo. Manhã de Domingo e eu a pedir a Deus que me conceda mais um ano para assistir a outro encontro da passarada, a mais um dos Seus milagres, a mais um renascimento – o da Primavera em que a Natureza se veste toda de verde fazendo sobressair os variados tons das flores que desabrocham de viçosos caules.
Manhã de Domingo. Primavera - a Natureza com fatiotas garridas. Que belo e deslumbrante espectáculo. E que bênção  ao contemplá-lo do alto deste meu montão de Invernos!





 






Sem comentários: