quinta-feira, julho 18, 2013

MORRA MARTA...MORRA FARTA!


«- … A bem dizer, Doutor, eu estou bem, mas como se diz por aí que não sabemos alimentar-nos, vim pedir o parecer de um médico. Por exemplo, fala-se muito no sal…
- O sal? O sal é a pior droga existente sobre a Terra. Os gordos, os cardíacos…
- Mas, Doutor, uma omeleta sem sal…
- Omeleta? Nem fale em ovos, homem! Olhe o fígado e não esqueça o desequilíbrio que podem causar no aparelho digestivo!
- Mas, Doutor, eu só tenho digestões difíceis quando como carne de porco…
- Carne de porco?... Sabe que os nitritos são tantos nessa carniça que podem levar um cristão directamente à cova sem passar pela Igreja?
- Nesse caso, Doutor, um bife com batatas fritas…
- Nem pense! Não sabe que os bovinos de hoje são alimentados quimicamente e engordados à força de hormonas? Não lhe diz nada esse palavrão? Já pensou no veneno que contém um bife? E quanto a batatas, atenção! Nada de abusos. Os pesticidas contra as doríforas, os produtos químicos para as conservarem…
- Eu bem digo lá em casa, Doutor, que o frango é ainda…
- Alto aí, caro amigo. Atenção. Esse galináceo tem ainda mais química do que o animal. É como uma esponja e absorve todos os venenos possíveis e imaginários contidos nas farinhas que lhe põem nas tremonhas.
- Então, Doutor, pelos vistos, só o peixe…
- Qual o quê? Então não tem ouvido falar na poluição dos mares, nos petroleiros lavados em pleno Oceano, nos detritos e nos esgotos que envenenam as águas? O peixe actualmente contém quantidades de mercúrio alarmantes! Comer peixe equivale a suicidar-se trincando termómetros daqueles antigos, homem!
- Ouça, Doutor, depois de o ouvir falar de tanta desgraça, sabe o que vou fazer? Comer apenas pão com manteiga…
- Experimente e verá… Com a farinha actual que é apenas um pó indigesto e a manteiga que é colesterol no seu estado mais puro, você mal se precata tem as artérias entupidas, dá dois saltos e é um homem morto!...
- Nesse caso, Doutor, penso que só nos resta o ar…
- E mesmo assim, só o ar do campo, porque o da cidade com os gazes dos escapes dos automóveis e os fumos tóxicos das fábricas…
- Pró raio que o parta, seu esculápio de uma figa!
Eu cá vou ingerir nitritos, hormonas, mercúrio e todos esses venenos que diz existirem em tudo o que sabe bem. Vou consolar-me, ouviu bem? Vou consolar-me. Vou comer de tudo o que me apetecer, sem olhar aos venenos que o Doutor enumerou. Passe bem…»


P.S. Anos depois, a secção de necrologia do jornal da Vila onde morava o consulente, anunciava a sua morte. Acrescentava a notícia que o motorista que causara o atropelamento se tinha posto em fuga…  

Sem comentários: