quinta-feira, janeiro 15, 2015

MUDANÇAS

 
Embora muitos, por razões diversas, não o confessem publicamente, o certo é que poucos serão os que no final de um ano e no começo de outro, não alberguem dentro de si uma réstia de esperança que lhes faz antever um novo ano diferente e melhor. Isso repete-se anualmente e transforma-se numa espécie de exorcização do sentimento de culpa por não termos sabido aproveitar as oportunidades que o ano velho nos concedeu e que nós não quisemos ou não soubemos pôr em prática.
E mesmo que estejamos convencidos, interiormente, que os 365 dias constituíram apenas e só, mais um ano que passou, a nossa vaidade exterior, exige que apregoemos alto e bom som que nada está perdido e que enquanto há vida há esperança!
Somos assim, ou sendo mais directo e sincero, eu sou assim!... No começo do ano, há sempre inúmeras coisas que me proponho mudar, substituir, remediar ou suprimir. Mas de adiamento em adiamento, de contemporização em contemporização, é sempre com esse tal sentimento de culpa que me despeço do 31 de Dezembro, e é também com essa réstia de esperança que, enfrento o primeiro dia do novo ano.
É um eterno recomeço – com os mesmos projectos, as mesmas determinações, as mesmas fraquezas, as mesmas bazófias, e reincidindo sempre, covardemente, na falta de cumprimento do que me propus fazer.
Tal como os nossos políticos... Muita treta, muito boas intenções, muitas promessas, muito discurso, mas melhorias...nicles!
Estou a referir-me, como acima disse, aos nossos queridos mandantes e afins que passaram o ano inteiro a buzinar-nos ao ouvido que faziam, que aconteciam, que mudavam, que baixavam, que reduziam... e finalmente, catrapus! Tudo vai aumentar! Foram 365 dias de acusações mútuas, de polémicas mesquinhas, de "casos", de falsas promessas, de auto-elogios, de jantaradas principescas, de viagens transatlânticas e agora, mal o ano começa, paga Zé e não bufes!
A subida dos preços e de tudo o que mais adiante se verá são a prova irrefutável de que, mais uma vez, fomos todos enganados por essa classe de homens que tudo promete na hora do voto, mas que tudo esquece quando instalada na cadeira do poder.
A palavra de ordem é dinheiro e mais dinheiro! Não o produto resultante do esforço de cada um, mas o dinheiro tout court, a nota do banco, que vem parar às mãos de muitos sem qualquer esforço.
Estamos em ano de eleições. E por que não usar a nossa única arma – o cartão de voto- para mudar de charlatães? Missão difícil se não impossível, pois como diz o provérbio, “muda-se de moleiro não se muda de ladrão.”

 

 

Sem comentários: