quinta-feira, abril 02, 2015

AS PEQUENAS COISAS

 
Hoje é sábado, o Sol aquece, e aqui estou eu no meu habitual cantinho, ao ar livre, a ver o pulsar da aldeia. Grande azáfama. Os tractores passam em frente, na estrada, a caminho dos campos onde os agricultores vão plantar as suas batatas, o cebolo, as alfaces, semear feijão e proceder aos demais trabalhos próprios da época.
Hoje de manhã também plantei um pessegueiro e embora seja já um pouco fora da época espero que vingue e que ainda possa comer os seus deliciosos frutos - aqueles pêssegos carecas que têm um cheirinho característico e que resistem, sem pesticidas, a essas pragas que agora por aí proliferam. Ontem foi a vez de dois abacateiros pequeninos em substituição de outros que a geada queimou.
Dias encantadores, estes, de sol traiçoeiro, mas que depois de um Inverno frio e chuvoso nos vem agasalhar a alma e devolver a boa disposição. Há pouco fui até ao fundo do quintal e em todas as plantas há sinais de renovação. Pequenos borbotos indiciam a chegada da Primavera. As andorinhas já riscam o céu e o chilrear da passarada é a música de fundo desta colorida manta que começa a cobrir o meu quintal.
Como é bela a minha aldeia! O local onde demos os primeiros passos...Mesmo no Inverno, quem fica insensível à primeira camada de geada numa bela manhã estranhamente azul e quieta, que deixa tudo branco? Que encantamento esse que ainda hoje perdura no arquivo poeirento das minhas recordações!
Que sensação de bem-estar agora ao contemplar estes verdes campos, assistir ao nascer do dia, ver o brilho das gotas de água nas plantas que, como lágrimas, rolam pelas folhas, acariciadas pelos raios do Sol que desponta! 
E na Primavera, manhã cedo, abrir a janela e respirar essa mistura de perfumes da Natureza ouvindo o chilrear da passarada – essa sinfonia ímpar que reboa no manto verde dos campos?! E o grito estridente e temeroso do melro que ali bem perto procurava alimento e foge? E aquele silêncio misterioso do dia quando acorda ainda envolto na neblina da manhã!
E há tantas outras coisas insignificantes que nos deliciam: uma criança que ri na casa ao lado, as dolentes badaladas de um sino lá longe; o canto do galo do vizinho, um amigo que passa na rua e nos dá os bons dias; o cheiro característico exalado pela terra seca borrifada por uns pingos de chuva...
Costuma dizer-se que a felicidade não mora longe de nós, mas vive escondida no nosso interior, disfarçada em pequenos nadas.
Haverá melhor bálsamo – tão simples, tão fácil de comprar e tão eficaz – para minimizar as amarguras e as arrelias do dia-a-dia, reforçar a paz interior e dar força para continuar a caminhada, do que essas pequenas coisas em que tropeçamos constantemente?!...
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Sem comentários: