segunda-feira, agosto 31, 2015

ELES AÍ ESTÃO !...



Sorridentes, bronzeados, barrigudos, palradores e descontraídos, ei-los que chegam. É o regresso dos nossos ilustríssimos e denodados filhos da pátria que depois de um descanso merecido (?) vêm de novo ocupar as almofadadas cadeiras dos seus confortáveis, luxuosos e climatizados departamentos.
É a “rentrée” política! Não sei por que apareceu no nosso tão rico vocabulário este francesismo. O que sei é que nos tempos que correm é de bom-tom usar essa expressão. Parece que ela confere aos que a pronunciam um certo ar de intelectualidade e sapiência! Puro fingimento, claro, mas como hoje “o parecer” é mais importante do que “o ser”, são muitas as vantagens da camuflagem.
Seja como for, o certo é que há ainda muitos ingénuos que depositam neste regresso dos nossos mandantes muitas esperanças convencidos de que eles vêm de facto com vontade de melhorar as coisas! Mentira. E é lamentável que ainda se não tenha percebido que é necessário e urgente operar uma revolução que se traduza numa mudança de mentalidades. É urgente que se deixe de falar tanto na tal “rentrée” política e se fale antes e mais na “rentrée” de todos nós. 
É que, inadvertidamente ou por comodismo vamos adiando dia após dia a nossa efectiva “rentrée”, a nossa entrada ou seja a exigência dos nossos direitos de contribuintes. Pagamos, cumprimos, mas não denunciamos as injustiças ou as arbitrariedades de que somos vítimas. Há muita gente que quando se queixa, o faz apenas para amigos e sempre em voz baixa, quase em segredo. Parece existir uma “barreira” que os impede de reivindicar o que lhes é devido em troca dos impostos que pagam. Há dias quando alguém se queixava de ter sido mal recebido num serviço público e o aconselhávamos a que denunciasse o caso por escrito, a resposta que obtivemos ilustra bem o círculo vicioso em que vivemos:- Ah! Isso não, porque tenho lá gente de família a trabalhar e isso poderia prejudicar-lhes a carreira...       
É este o País em que vivemos! Um país de comprometidos; um país em que famílias inteiras chegam a ocupar e dirigir uma repartição completa; um país de cunhas, de padrinhos, de troca de favores, de vergonhoso e descarado compadrio. Por tudo isso não serão os políticos, qualquer que seja a cor da camisola que enverguem, a pôr termo a este monopólio de benesses e de lugares públicos e a toda esta falta de competência e de brio profissional que reina por aí.
Só a nossa “rentrée”, o nosso regresso aos tradicionais valores da honra e da moral, e um combate sem tréguas denunciando por escrito os abusos do poder, a prepotência, a falta de civismo e a corrupção, poderá pôr fim a esta onda de anarquia que dá origem a todo este regabofe que reina de norte a sul do país. Se hoje não participarmos nesse combate, não poderemos queixar-nos do que possa surgir amanhã. E, por vezes, a cumplicidade também é crime.


Sem comentários: