quinta-feira, junho 11, 2015


VII CONVÍVIO DOS ANTIGOS ALUNOS DO COLÉGIO TOMAZ RIBEIRO

 
          Como anunciado, realizou-se no passado dia 30 de Maio de 2015, o sétimo convívio dos antigos alunos do Colégio Tomaz Ribeiro de Tondela. O encontro teve lugar no Solar de Vilar de Besteiros, uma jóia arquitectónica concelhia que data de 1745, classificada como monumento de interesse público.

         Cerca das 10h30 da manhã começaram a chegar os participantes e os veículos foram-se alinhando no interior do Solar no belo parque destinado ao estacionamento dos mesmos.

         O número de participantes tem vindo a diminuir de ano para ano, pois é assim a lei da Vida – uns porque já nos deixaram, outros porque o seu estado de saúde já não lhes permite estarem presentes fisicamente. Mesmo assim, e porque as recordações de outrora e a amizade não se apagam facilmente da memória, alguns resistentes ainda fizeram questão de estar presentes, embora na companhia da “amiga” e tradicional bengala!

         O encontro começou com uma celebração religiosa na capela do Solar, gentilmente cedida pela anfitriã, Dr.ª Maria Parreira do Amaral que, aliás, foi, durante a estada naquele aprazível espaço de uma gentileza ímpar.

         Presidiu a essa cerimónia o diácono Felisberto Figueiredo a quem agradecemos a disponibilidade e que com as suas palavras trouxe ao encontro um verdadeiro espírito fraternal.

         Seguiu-se depois uma visita pelo interior do Solar conduzida pela anfitriã que foi dando explicações à mistura com referências históricas alusivas às várias salas e objectos nelas expostos. 

          Terminada a visita e como introdução ao almoço, foram servidos ao ar livre, no espaço interior, fronteiriço ao Solar, variados acepipes de confecção instantânea, quentinhos, que abriram ainda mais o apetite para a refeição que foi servida numa das salas do Solar.

         O almoço bem confeccionado e servido com requinte contribuiu ainda mais para reforçar a boa disposição e alegria vivida entre velhos amigos, onde as recordações foram o tema dominante e em que se esqueceram, ainda que por momentos, as maleitas e as “cicatrizes” deixadas pela relha do arado do tempo.

         António Faria Gomes, um dos dinamizadores destes encontros usou da palavra para agradecer à anfitriã a sua afabilidade e gentil maneira de receber, e depois a todos os colegas presentes, sem esquecer de evocar aqueles que já partiram. Falou também dos laços que o ligam a Tondela sem esquecer a história dos “carrinhos de rolamentos” na qual teve a ajuda do Pai de um colega presente, o Sanches, que serviu para relembrar coisas do passado. Foi, enfim, um mais um dia que ficará na história dos “resistentes” do “Tomaz Ribeiro”.

          O próximo convívio ficou marcado para o dia 04 de Junho de 2016.

          .

 

  .

 

 

Sem comentários: