sábado, agosto 10, 2013

O CASAMENTO DE DONA VÍRGULA


Não é muito numerosa a família, mas os membros que formam a copa da sua árvore genealógica são indispensáveis, sobretudo no campo das Letras e até das Leis…
Um dia, um dos seus membros, DONA VÍRGULA, tomou-se de amores pelo ACENTO CIRCUNFLEXO e apesar da opinião desfavorável do PONTO DE INTERROGAÇÃO, que punha no enlace algumas RETICÊNCIAS, o casamento foi marcado, tendo ficado combinado que a cerimónia se realizaria num grande espaço pertencente à matriarca, que dava pelo nome de PONTUAÇÃO.
Porém, na véspera do casamento, aconteceu o inesperado: Uma alcoviteira, cujo nome não foi revelado, veio noite dentro, informar DONA VÍRGULA de que o seu amado se tinha enamorado de outra mulher de duvidosa fama, conhecida no meio, pelo estranho nome de CEDILHA!
Não podendo conter a raiva, DONA VÍRGULA, mandou chamar o traidor a fim de lhe pedir explicações, pois não era fêmea que se deixasse enxovalhar aos olhos de toda a sua tribo. Logo que ele entrou no salão, DONA VÍRGULA, esguichando ódio por todos os poros, virou-se para as aias e gritou-lhes: abram ASPAS!...
E com as janelas abertas, talvez motivada pelos cheiros das flores vindos do quintal, DONA VÍRGULA ficou mais calma, mandou fechar ASPAS e ficou só com o ACENTO CIRCUNFLEXO.
E começou então a conversa entre os dois:
- Não imaginas como estava contente por entrar, finalmente, no teu PARÊNTESIS, - começou DONA VÍRGULA.
- DONA VÍRGULA, Senhora minha- interrompeu o ACENTO CIRCUNFLEXO… Mas a traída não o deixou continuar:
- Cala-te, traidor! Não negues. Eu sei tudo, até o seu nome. Chama-se CEDILHA e não sei como é que tu me trocaste por esse apêndice do C, que, por vezes, dá lugar a equívocos malcheirosos, transformando a caça em caca…
De repente ouviu-se um grande tropel e entraram na sala de rompante o ACENTO AGUDO, o ACENTO GRAVE e logo atrás o PONTO DE INTERROGAÇÃO, que com as RETICÊNCIAS tentaram pôr água na fervura, que é como quem diz, acalmar DONA VÍRGULA e livrar o ACENTO CIRCUNFLEXO daquela situação complicada. 
Este último, usando os seus dotes de para chuva, ainda tentou alertar os recém- chegados para o facto de DONA VIRGULA estar a ser intransigente e não querer ouvi-lo. Tudo em vão. MADAME VÍRGULA, pôs  ACENTO GRAVE  e rompeu o casamento…
Anos depois, o TRAÇO DE UNIÃO levou DONA VÍRGULA ao altar onde a esperava o PONTO…. E, nesse dia, consomou-se a união do PONTO e VIRGULA pondo um PONTO FINAL em toda a confusão que se tinha gerado na unida família da PONTUAÇÃO…    









Sem comentários: