domingo, junho 01, 2008

Domingo


Hoje é domingo, é o dia do Criador, o dia em que parece querermos fugir do tempo: repousar, deixar de pensar nas obrigações que nos apoquentam ao longo da semana. Viver o domingo em paz, sem pressas, interiorizando o seu verdadeiro sentido é uma virtude, vivê-lo com humildade, olhar mais para nós e para os outros, praticar a solidariedade e tomar um banho espiritual. Domingo é o dia do Senhor! Mas…Escravo de hábitos antigos, de África, onde tudo ficava longe, mas ao mesmo tempo “perto”, habituei-me a participar na missa de sábado, na missa vespertina, porque me permite uma melhor interiorização dos mistérios de Deus, não só porque não há aquela ostentação de Domingo, mas também porque me parece mais humilde e propícia a um recolhimento mais verdadeiro.
No entanto, aqui estou, hoje, Domingo, e permitam que partilhe convosco uma oração de S. Francisco de Assis que traduzi para vós:

«Senhor, faz de mim um instrumento de paz:

E onde estiver o ódio, ajuda-me a pôr o amor
Onde estiver a ofensa, ajuda-me a pôr perdão
Onde estiver a discórdia, ajuda-me a pôr a união
Onde estiver o erro, ajuda-me a pôr a verdade
Onde estiver a dúvida, ajuda-me a pôr a fé
Onde estiver o desespero, ajuda-me a pôr a esperança
Onde estiver a escuridão, ajuda-me a pôr a luz
E onde estiver a tristeza, ajuda-me a pôr a alegria.»

Bom domingo para todos!

1 comentário:

Artur Leitão disse...

A "Oração de S.Francisco", certamente escrita para o termpo, está no tempo de hoje como se para ele fosse feita.
Nesta hora de ódio, ofensa, discórdia, erro, dúvida, escuridão, tristeza e assolada de desespero, saibamos nós por-lhe a esperança.
E o Domingo, mesmo sendo o dia do Senhor, só entrará no coração dos ofendidos se a Igreja (que somos todos nós, baptizados) souber,quer na vida prática quotidiana quer nos púlpitos (onde tantas vezes há bafio,comodismo e desinteresse) transmitir a mensagem recebida.
E nem é preciso muito. Basta apenas viver a Oração de S. Francisco.