domingo, dezembro 11, 2011

VOLUNTARIADO- CORAÇÃO E ATITUDE

CENTRO SOCIAL DO TOURIGO, IPSS

SEMINÁRIO


Na passada tarde do dia 22, no Centro Social do Tourigo, o serviço de voluntariado e de partilha de fraternidade e vivência de todos os dias, teve faceta diferente.
Em organização daquele Centro, à volta de 120 pessoas estiveram ali para falar de “voluntariado”, ouvir testemunhos e partilhar experiências.
E se o tema do Seminário é Voluntariado: CORAÇÃO E ATITUDE, é porque o Coração deve estar na atitude, como a Atitude no Coração e convida já por si a reflectir sobre os temas dos painéis: “O Trabalho voluntário e as organizações”; “O que é Ser Voluntário” e “Testemunhos Pessoais” mostraram, como aliás ali foi realçado, que ser voluntário é concretizar um sonho, porque voluntário é aquele que se entrega de corpo e alma a uma Causa.
Tendo como Moderador, Jorge Leitão, os painéis tiveram a riqueza de várias áreas do voluntariado, trazidas por Oradores com larga experiência para “sensibilizar a opinião pública para a importância de que se reveste o voluntariado”, objectivo que o Centro Social do Tourigo, IPSS quis promover neste “Ano Europeu do Voluntariado”.
SESSÃO DE ABERTURA
Coube a Mónica Ferreira da Silva anunciar a abertura da sessão e convidar para a Mesa de Honra as diversas entidades que a iriam compor: o Presidente da Direcção do Centro Social do Tourigo, Manuel Ventura da Costa, o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Tondela, Dr. José António de Jesus, O Presidente da Assembleia de Freguesia, Idálio Costa Ventura, o Pároco da Paróquia do Tourigo, Padre Alcides Vilarinho, o Vice-Presidente da Direcção do Centro Social do Tourigo, António da Costa Ventura, o Presidente da Assembleia Geral do Centro Social do Tourigo, Nelson de Matos Almeida e a Assistente Social e Directora Técnica do Centro, Dr.ª. Rita Cardoso.
Manuel Ventura da Costa, primeiro Orador, depois de dar as boas vinda e saudar toda a assistência, agradeceu a presença do Dr. José António de Jesus que, representando a Câmara Municipal, vinha trazer a solidariedade institucional e a amizade pessoal. Agradeceu igualmente a disponibilidade dos palestrantes, que com o seu testemunho quiseram contribuir de maneira tão significativa para os objectivos do Seminário. Congratulou-se por tantos estarem ali empenhados em ouvir falar na importância de que se reveste hoje e cada vez, o voluntariado.
José António de Jesus, por seu lado, depois de manifestar o seu agrado por aquela jornada levada a cabo pelo Centro Social do Tourigo, lembrou as dificuldades crescentes que as instituições irão encontrar, lembrando que elas podem ser superadas pela força de vontade, pelo empenho, pela criatividade e pelo que cada um souber dar de si em favor do bem comum. E este testemunho do Tourigo é uma forma de estar atento.
1º. PAINEL – O TRABALHO VOLUNTÁRIO E AS ORGANIZAÇÕES
O Dr. Felisberto Figueiredo Marques (Rotary Club de Tondela) apresentou o tema: “Ser rotário é ser um voluntário”, situando a assistência, por um lado na génese do movimento rotário, como nasceu e cresceu e, por outro, no vasto âmbito de voluntariado que é a sua missão e que abrange o mundo inteiro, passando depois a descrever as acções desenvolvidas pelo Rotary Club de Tondela, nomeadamente na Universidade Sénior de Tondela, no apoio às famílias com camas articuladas e cadeiras de rodas para doentes, na parceria com a Liga dos Hospitais e apoio à Vários, em visitas a instituições de solidariedade social e participação, pelo Natal, junto de Lares e outras instituições, na colaboração, em Tondela, com o Banco Alimentar, entre outras.
A Dr.ª. Catarina Sobral (Presidente do Banco Alimentar de Viseu), cujo tema foi A importância do voluntariado no Banco Alimentar, trouxe à reflexão a importância daquele Movimento, que Tondela conhece e no qual participa, que envolve ao nível do país milhares de voluntários empenhados com o Movimento, mas também os que voluntariamente contribuem, com as suas dádivas, para que sejam atingidos os objectivos.
Explicou detalhadamente como o “Banco” funciona e o trabalho de parceria com as instituições que, depois, irão fazer chegar a ajuda ao local de destino. No fundo, pode considerar-se uma “Missão” de Amor.
O Dr. José Machado (Técnico da EAPN de Viseu) desenvolveu o tema: Os voluntários e a EAPN, dando a conhecer o que é a Rede Europeia Anti-Pobreza e a sua articulação com escolas, instituições e movimentos para a dinâmica do voluntariado.
A EAPN é uma organização não governamental empenhada no combate à pobreza e exclusão social, cujo trabalho em rede dinamiza informação (Fóruns, Worshop’s, sessões, edição de livros, etc).
2º. PAINEL – O QUE É SER VOLUNTÁRIO: TESTEMUNHOS PESSOAIS
Após uma breve pausa para café, teve lugar o 2º Painel, com a participação da Dr.ª. Ana Maria Faure e Dr. Hélio Domingues, este natural de Barreiro de Besteiros.
Dr.ª. Ana Maria Faure – Com vasto currículo na área da intervenção social, deu a conhecer as suas muitas e variadas experiências quer no Serviço de Apoio Domiciliário da Associação da Serra do Montemuro, quer no Centro Paroquial de Touro (Vila Nova de Paiva) ou na promoção de actividades culturais e de formação para a juventude, campanhas de sensibilização, quer ainda a riquíssima experiência que partilhou com a assistência da sua estadia em S. Tomé e Príncipe na Missão Leigos para o Desenvolvimento, coordenando a Cozinha Social de Água Izé. No fundo, um vasto e significativo trabalho de voluntariado, que também é estar onde é preciso estar.
Dr. Hélio Domingues – Actualmente é professor na Escola Emídio Navarro, em Viseu. Como voluntário desenvolve com os seus alunos campanhas solidárias, recolha de produtos, participações na recolha para o banco Alimentar; recolhas de material escolar.
Fez voluntariado nas Paróquia de Barreiro de Besteiros, São Marcos do Cacém e Campo Grande, Lisboa, como Animador Litúrgico, e na Comunidade Vida e Paz (Lisboa) – distribuição de alimentos aos sem abrigo e, ainda, no Hospital de Santa Maria. Foi ainda escuteiro em Viseu. Foi esse vasto e interessante testemunho de voluntariado que veio trazer-nos. E partilhar.
DEBATE
O debate que se seguiu teve perguntas, testemunhos e ressonâncias que enriqueceram o Seminário
ENCERRAMENTO
Os objectivos do Seminário – Promover o voluntariado no CST –, superou as expectativas e deixou desafios.
A encerrar a sessão, Manuel Ventura da Costa renovou os agradecimentos, tantos aos palestrantes como aos participantes no Seminário e enalteceu a ajuda, empenho e colaboração de toda a equipa de funcionárias do Centro Social do Tourigo, IPSS, mormente para a Secretária da Direcção Paula Ventura e Directora Técnica, Rita Cardoso, que com trabalho e devoção fez com que o dia ficasse assinalado na História da Instituição e demonstrasse que ser voluntário é compartilhar o que temos de mais precioso: amor, felicidade, sabedoria, tempo e também humildade.
Mónica Ferreira da Silva deu por encerrada a sessão, tendo convidado todos os participantes a receberem o “Certificado de Presença”.
Apesar de ficarmos gratos a todos os participantes, quer da Freguesia quer de fora dela, e sem menosprezo para a de quem quer que seja, pede-nos a Direcção do Centro do Centro Social para salientar a do Presidente da Freguesia de Barreiro de Besteiros, Sr. José Hélder Viegas, do nosso conterrâneo e Sócio Honorário. Sr. Padre Armando Costa e da Dr.ª Maria José Loureiro, Administradora da Folha de Tondela, também uma dedicada amiga do Centro Social do Tourigo.








1 comentário:

arcavelha disse...

Esta notícia foi transcrita do JORNAL DE TONDELA