segunda-feira, dezembro 16, 2013

DIVAGAÇÃO



Há dias em que a desilusão é mais forte e, então, isolamo-nos dentro de nós mesmos e damos asas à imaginação. E o pensamento voa, rodopia, desce, sobe, sempre em torno do mesmo eixo que é a Vida. A vida, este dia a dia cada vez mais materialista, mais cheio de risos amarelos, de sorrisos irónicos, de olhares de soslaio que mais parecem armas de agressão...
É assim a sociedade de hoje, competitiva, apressada, hipócrita e egoísta. Não há tempo sequer para uma introspecção serena e desapaixonada. São muitos os deuses, e os santos escondem-se por se sentirem deslocados no meio de tanta falsidade e ostentação.
Vive-se rodeado de uma corte de fingidos, de snobes, de manequins de plástico e de bonecas fúteis, cheias por fora e vazias por dentro. O que importa é aparentar aos olhos dos vizinhos e conhecidos, uma imagem adaptada aos ventos que sopram - roupagens da moda, altivez a condizer, e esse ar de gente fina, com olhar distante... e vistas curtas! Imitar, fazer de conta. Aparentar o que se não é, e não esquecer a regra fundamental da irmandade: bajular na frente e caluniar nas costas.
Perante esbanjamentos loucos não resistimos à tentação de perguntarmos a nós próprios, - que trabalhámos uma vida inteira e continuamos a trabalhar - como é possível, angariar fortunas em tão curto espaço de tempo e, aparentemente, sem grande esforço?!...
Talvez seja esse mais um "milagre" desta nova sociedade convencional que todos nós criámos. Todos sem excepção. Uns por vontade própria, outros porque não tiveram coragem de se opor, acomodando-se e sujeitando-se aos caprichos e desvarios dos mais fortes. Não há, pois, razões para queixas. Não há lugar para invejas, nem fundamento para acusações. Nem a Natureza, nem as leis que estiveram na formação da Civilização, têm quaisquer culpas. O Homem é o único culpado. Todos somos cúmplices. E não é por acaso que as nossas reacções a factos que deveriam ser denunciados se ficam apenas por um simples encolher de ombros. É o egoísmo a mandar, é o comodismo a sobrepor-se à personalidade e a transformar-nos em "escravos modernos" às ordens de "novos senhores". Os abusos da tecnocracia e os excessos do capitalismo financeiro, ao mesmo tempo que criaram novas classes sociais, originaram também novas injustiças.
E quando numa sociedade o dinheiro se sobrepõe à inteligência, à humildade, à solidariedade, e à generosidade, é caso para nos interrogarmos sobre o futuro. O tal futuro de que tanto se fala e que é já amanhã. O futuro para o qual será necessária uma nova doutrina social e humanista que dê resposta aos novos problemas sociais, que entretanto foram surgindo. E não será tarefa fácil quando até na feitura das leis intervêm interesses particulares e a sua promulgação se faz na ânsia da obtenção de contrapartidas.















Sem comentários: