sexta-feira, agosto 26, 2011

D I S F A R C E S


Como já muitas vezes disse, tenho uma arca onde guardo alguns escritos. Leio, guardo ou tomo notas quando julgo interessante o assunto. É um vício antigo e que, contrariamente ao do tabaco, ainda não consegui pôr fim.
E é por isso que, de cada vez que vou ao baú e remexo os papéis, há sempre algum que desperta a minha curiosidade.
Desta vez foi uma nota a lápis datada de 1994 em papel já amarelecido que dá conta do “escândalo” motivado por um discurso do Professor Cavaco Silva, então 1.º Ministro, que alertava para a urgente defesa dos valores da Pátria e da Família, nomeadamente do sentido da honra, da inteireza de carácter e da honestidade.
E esse escândalo originou tanta gritaria e gerou tal burburinho que de armas aperradas e de bandeiras ao alto, desde as hostes esquerdistas às fileiras dos chamados “de direita”, todos se fizeram ouvir manifestando a sua indignação. Cidadãos houve, que apelaram mesmo à excomunhão!
Estávamos numa altura de exacerbado europeísmo. E, concupiscentes, todos os olhares convergiam para os cofres de Bruxelas, de cujo ventre se esperava viessem carradas de notas – os famigerados “Fundos”!
E nessa expectativa, apregoar ideias fascistas e até neo-nazistas como o culto da Pátria, a defesa da Família, dos valores ancestrais, para muitos “patrinotas” (homens que trocaram o amor à Pátria pelo amor às notas do banco) era o mesmo que colocar de novo a estátua de Salazar no pedestal em Santa Comba Dão!...
Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades. De facto, muito mudados andam os tempos e muito viradas do avesso andam as vontades.
Quem imaginaria que passadas mais de três décadas essas palavras “malditas” – Pátria, Família, Honra e Honestidade – continuam a ser profanadas, desrespeitadas e cada vez mais esquecidas por aqueles que deveriam adoptá-las como lema?!...
Urge restaurar a Família Nacional devolvendo o que se lhe roubou durante anos com ladroagem, indisciplina, incompetência e deboche.
Este charco infecto que é a política vai fazendo desaparecer pouco a pouco a herança deixada pelos nossos Avós – uma herança feita de riqueza de alma, de amor pátrio, de honra e de honestidade.
E assim chegámos a este estado de pedintes. Parafraseando Vieira, se é agradável dar ou receber, a mais dura e a mais desprestigiante palavra da nossa língua é … pedir. E foi a isso que nos conduziram os nossos patrinotas. Podem chamar-me saudosista, mas continuo a pensar que enquanto a unidade política for o indivíduo, a nossa sociedade continuará a ser governada por ditaduras. Embora disfarçadas…




















Sem comentários: