domingo, fevereiro 28, 2010

Recordações de África - 60 Anos da ASK

Os 60 anos da ASK – a Associação dos Portugueses residentes no Zaire – foram comemorados com vários actos, alguns dos quais recordam a Terra-Mãe distante e os hábitos das suas gentes. Houve várias competições desportivas, sessões de cinema, quermesse e outras manifestações com características tipicamente portuguesas.
Fundada com o nome de Amicale Sportive Portuguesa por um grupo de portugueses, entre os quais se evocam o nome de Raul Saraiva, Florindo Dias Serra e António Horta, a Amicale Sportive Kinoise é hoje uma das mais antigas Associações desportivas da capital zairense.
Em livro recentemente editado nesta cidade, sob o título «Kinshasa ce village d’hier», no capítulo dedicado ao desporto, salienta o autor que já em 1920 os encontros de futebol entre a Amicale Portuguesa e outras duas formações então existentes – Les Coqs e L’Etoile – atraíam grande número de espectadores. (…)
(Extracto de uma reportagem de Manuel Ventura da Costa, no antigo Semanário “TEMPO”, em 2 de Agosto de 1979)

5 comentários:

GOHST69 disse...

saudade...nem que pequena, existe sempre alguma!

arcavelha disse...

Para nutrinow:

Gostaria de saber quem partilha comigo essa "pequena saudade"...
Não pode deixar o seu endereço electrónico para trocarmos algumas recordações?
Um abraço
M.

José disse...

Sou filho de antigos emigrantes portugueses no Zaire. O meu era farmacêutico e trabalhava na "Pharmacie Socophar" na antiga Av. Charles de Gaule, junto ao Park De Boock. Nas férias grandes ia a Kinshasa muitas vezes e cheguei a jogar algumas vezez na A.S.K. Havia lá um grande jogador, um tal "Tony" e uma das vezez que joguei marquei umgolo a uma equipa belga. Isto no início dos anos 70.

arcavelha disse...

Conheci bem os seus Pais e éramos amigos, visitando-nos algumas vezes.
Mande o seu endereço electrónico para conversarmos mais à vontade. Tenho uma ideia que terá também uma irmã ou estarei confundido?
Abraço
manuel

José disse...

Sim tenho uma irmã. Os meus pais já faleceram há uns anos. Éramos cinco irmãos, um dos quais, o segundo mais novo também já faleceu. Saímos do Zaire em 1972 e fomos para Moçambique, donde voltamos definitivamente para Portugal em 1975. Atualmente vivo em Braga e os meus irmãos no Porto. Das amizades de que me lembro dessa altura, os meus pais eram amigos do Dr. Sousa Mendes (também já falecido, ou melhor já faleceu a família toda) e que era filho do famoso embaixador Aristides Sousa Mendes, do Dr. Ramos, colega do meu pai na "Socophar" edo do Sr. Almeida D´Eça, que tinha um filho que andava sempre connosco quando lá íamos de fériase do Sr. Duarte, O Sr. Jaime que era um dos diretores da A. S. Kinoise e elguns belgas, dos quais ainda me encontro com um, quando viajo pela Europa, que era filho de um dos patrões da Socophar, o Sr.Vermullenn. Tenho saudades daqule País, pois lá passei a minha infância e vivi de perto os acontecimentos pós independência.Lembro-me também de um gal Sr. Cirilo que era o babeiro do meu pai e do mecânico do meu pai. O Sr. Pimpão. o Email é jrrcosta@gmail.com.